Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
Logo NIC.br Logo CGI.br
Não há processo seletivo ou pré-requisitos, basta acessar o sítio do curso, realizar a inscrição e acompanhar as aulas

Com o esgotamento do estoque de endereços IPv4 na região da América Latina e Caribe, a adoção do IPv6 no Brasil se tornou inadiável. O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que há mais de 10 anos promove ações de treinamento e capacitação sobre IPv6, disponibiliza gratuitamente o Curso de IPv6 Básico a Distância. Estudantes e profissionais da área de todo o país, entre outros interessados em fazer o curso, devem acessar o sítio, realizar a inscrição e conferir as aulas: https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-basico-ipv6-ead/.

Desde a criação do curso, em 2017, o NIC.br já emitiu aproximadamente 1.500 certificados. O treinamento a distância utiliza a metodologia de “Aprendizagem baseada em Problemas”, com módulos introdutórios que abordam como duas máquinas se comunicam em IPv6, e como e por que planejar sua rede IPv6. Sendo um curso EaD autoinstrucional, textos explicativos, vídeos e o livro Laboratório de Ipv6 - que ensina o protocolo por meio da prática - auxiliam no aprendizado.

Para tirar dúvidas os estudantes podem consultar o Fórum de Perguntas disponível na plataforma do curso. As questões serão respondidas no menor prazo possível. O desempenho de cada aluno será avaliado por meio de questionários disponíveis ao fim de cada módulo, e um certificado será emitido após a conclusão do curso para aqueles que alcançarem a nota mínima. Voltado a profissionais de engenharia de redes, professores e estudantes com familiaridade com o assunto, o treinamento tem uma duração estimada de 25 horas, considerando-se todas as atividades.

“O curso EaD de IPv6 é mais uma oportunidade de aperfeiçoamento neste momento em que muitos estão trabalhando e estudando em suas casas. Os interessados podem planejar sua rotina de estudos e fazer o curso em qualquer dia, de acordo com o tempo que têm disponível, já que não há um prazo para conclusão do treinamento”, destaca Antonio M. Moreiras, gerente de projetos e desenvolvimento no NIC.br.

Compartilhe

Busca