Curso Básico - EaD

Curso IPv6 Após o sucesso do curso presencial básico sobre o IPv6, que já formou mais de 2000 alunos, a equipe do IPv6.br decidiu criar um curso a distância como mais uma forma de disseminar o conhecimento pelo país.   O curso de IPv6 a distância é focado no ensino teórico e prático do Protocolo de Internet versão 6. A parte teórica é ministrada por meio de aulas expositivas online gravadas e transmitidas ao vivo. Já a parte prática é desenvolvida individualmente pelo aluno com a utilização de uma ferramenta de emulação, na qual ele realizará experiências. Dessa forma, o curso possibilita aproximação com o instrutor, além de prover meios que permitam e incentivem o aluno a estudar sozinho.

Objetivo

O objetivo principal do curso é ampliar a divulgação e a disseminação do conhecimento sobre o Protocolo Internet versão 6. Complementando esse fato, ele surge também como solução a excessiva demanda por especialização na área de redes em regiões onde o curso presencial do IPv6.br não conseguia atingir.

Público Alvo

O curso é focado na capacitação de profissionais de redes e TI de empresas ou outras instituições usuárias da Internet; professores; e estudantes da área , que necessitem ampliar seu conhecimento sobre o IPv6.

Duração

O curso tem duração de 56 horas a serem cumpridas em 7 semanas com uma estimativa de 6h de dedicação por semana. O curso inicia com uma semana teste, na qual haverá uma aula de 2 horas transmitida ao vivo. Nas semanas seguintes, o curso prosseguirá com aulas gravadas e ao vivo, ambas com duração de 1h e meia, além de atividades complementares. O calendário demarcando as datas de inicio e fim de curso será disponibilizado para que todos estejam cientes. Dessa forma os interessados poderão mensurar o comprometimento necessário antes de se inscreverem no curso.

Custo

Cursos a distância são, em geral, mais baratos do que presenciais, por não terem limitação de estrutura física. Contudo, é possível encontrar valores bastante elevados no mercado. Estima-se que o valor de mercado do curso seria de R$ 650,00 por participante. No entanto, por tempo indeterminado, o Comitê Gestor da Internet no Brasil decidiu custear as despesas necessárias e oferecer o curso gratuitamente, com recursos do registro de domínios ".br". O curso será gratuito.

Inscrições

Não há turmas com inscrições abertas. A solicitação da matrícula não garante a efetivação da inscrição. O solicitante receberá uma confirmação sobre o recebimento de seus dados e, posteriormente, uma comunicação sobre sua aceitação ou não no curso. Inscrições podem ser recusadas por falta de vagas, ou por não cumprimento dos pré-requisitos. Em caso de dúvidas, entre em contato via e-mail: ipv6@nic.br. Política de Privacidade: As informações prestadas em nosso sistema serão utilizadas para o processo de inscrição no curso. A equipe do NIC.br poderá também utilizá-las para contatos referentes ao assunto do curso e outros projetos da instituição. As informações, contudo, em hipótese alguma serão cedidas a outras instituições. Procedimentos Para Cancelamento da Inscrição: Na impossibilidade de participar do curso, o inscrito poderá cancelar sua inscrição com antecedência de até 05 dias através do Sistema de Eventos do CEPTRO.br, caso contrário, inscrições para outros cursos poderão ser recusadas.

Pré-requisitos para participação

  • Disponibilidade para participar das duas aulas semanais, com cerca de 1h30 cada uma.
  • Disponibilidade de cerca de mais 6h por semana, além das 3h das aulas, para estudar os materiais propostos, realizar as experiências no laboratório emulado, participar dos debates via lista de emails, e para as demais atividades propostas.
  • Acesso á Internet, pelo menos 1Mbit/s de download e 0.5Mbit/s de upload. Para testar sua conexão utilize o simet, http://simet.nic.br/teste/, e observe os dados.
  • Possuir um computador no mínimo Dual Core com 2G de memória.
  • É recomendado que baixe e instale o navegador Firefox, pois outros navegadores podem apresentar problemas.
  • Baixar e instalar Flash numa versão posterior a 10.3 . Para testar se seu navegador suporta Flash, clique neste link http://helpx.adobe.com/flash-player/kb/find-version-flash-player.html . Caso não tenha ou precise ser atualizado, o mesmo pode ser baixado neste outro link, http://get.adobe.com/br/flashplayer/ .
  • É recomendado que baixe e instale o Java, porém isso não é essencial. Para testar se seu sistema possui Java clique no neste link http://java.com/en/download/testjava.jsp
  • Ter bons conhecimentos de informática.
  • Ter bons conhecimentos teóricos e práticos sobre redes IPv4.
  • Ter baixado a máquina virtual para a execução dos laboratórios baseados em CORE disponível no link, http://ipv6.br/pagina/downloads e ser capaz de executá-la no VirtualBox ou VMWarePlayer.

Tópicos abordados

  • Introdução ao IPv6 e importância de sua implantação para o futuro da Internet
  • Cabeçalho IPv6
  • Endereçamento IPv6
  • Funcionalidades básicas do IPv6
  • Gerenciamento e Serviços de redes IPv6
  • Segurança em redes IPv6
  • Coexistência e transição
  • Roteamento IPv6
  • Planejando a Implantação / Cenários