Curso Básico - Presencial

Curso IPv6 Diversas pesquisas demonstram que a falta de conhecimento é uma das principais dificuldades na implantação do IPv6, e que os gastos com treinamento estão entre as maiores despesas no processo. O NIC.br considera a implantação do IPv6 fundamental para a Internet, por isso, desde 2009, oferece cursos de formação na área. Esses cursos são referência de qualidade, e já colaboraram na formação de mais de 6000 técnicos, analistas e engenheiros de redes no país. Atualmente oferecemos treinamento teórico e prático sobre IPv6 básico na seguinte modalidade presencial:  
  • Treinamento IPv6 básico com ênfase em serviços (32h)
O treinamento pode ser oferecido nas dependências do NIC.br, em São Paulo, ou em outras localidades, somente em turmas fechadas.

Custo

O valor de mercado dos cursos está estimado em R$ 4000,00 por participante. Contudo o Comitê Gestor da Internet no Brasil decidiu, por tempo indeterminado, custear as despesas necessárias e manter os cursos gratuitamente, com recursos provindos do registro de domínios ".br". As turmas fechadas são realizadas mediante a solicitação de uma empresa que será avaliada criteriosamente de acordo com a sua necessidade. Esta solicitação após aprovada será atendida conforme a disponibilidade de data e as despesas de transporte e hospedagem dos instrutores deverão ser arcadas pela empresa solicitante.

Inscrições

Para este ano, não teremos oferecimento do curso IPv6 básico - Presencial em turmas abertas, somente fechadas.

Contudo, informamos que o aluno que fizer o curso báscio de IPv6 EaD mais o curso avançado de IPv6 presencial possuirá um conhecimento mais amplo sobre o assunto. Verifique as outras abas desse site, referentes esses outros cursos.

Pré-requisitos para participação

O curso é voltado ao pessoal técnico e gestores de TI de empresas usuárias e que oferecem conteúdos e serviços na Internet. Incluem-se portais de conteúdo, comércio eletrônico, empresas de mídia, empresas com sites institucionais, universidades, órgãos do governo, etc. Além disso, o participante precisa:
  • Ser profissional de redes que esteja, ou estará, num futuro próximo, liderando o processo de implantação do IPv6 em sua instituição.
  • Ter bons conhecimentos teóricos e práticos sobre redes IPv4.
  • Estudar os vídeos expostos em nosso canal do youtube - https://goo.gl/z32nyu .
  • Trazer um notebook (com qualquer sistema operacional, preferencialmente com rede wifi) para acesso aos laboratórios.
  • Baixar a máquina virtual para os laboratórios baseados no CORE em http://ipv6.br/pagina/livro-ipv6/ e ser capaz de executá-la no VirtualBox ou VMWarePlayer.

Tópicos abordados

  • Introdução ao IPv6 e importância de sua implantação na Internet
  • Funcionalidades básicas do IPv6
  • Serviços em redes IPv6 (servidor web, proxy, DNS, etc.)
  • Segurança em redes IPv6
  • Coexistência e transição
  • Roteamento IPv6
  • Planejando a Implantação / Cenários


Cursos Realizados

Desde 2009, o projeto IPv6.br tem percorrido o país todo, disseminando conhecimento sobre o novo protocolo Internet versão 6 (IPv6). A seguir se encontra o mapa do Brasil mostrando todos os cursos de IPv6 já ministrados até o momento. Ao passar o mouse por cima de cada estado aparecerá a quantidade de cursos realizados na localidade e ao clicar uma listagem surgirá ao lado do mapa mostrando a cidade e a data de cada curso.


Cursos IPv6.br

1 a 4 cursos
5 a 9 cursos
10 a 14 cursos
15 ou mais cursos

Total: 189 cursos